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GeoMarketing: Um aliado de peso

Mais cedo ou mais tarde, provavelmente mais cedo do que muita gente imagina, O GeoMarketing será uma ferramenta de Marketing tão importante como as outras já incorporadas ao dia-a-dia da área.
Quem sair na frente poderá ter esta ferramenta como um grande diferencial competitivo.

O GeoMarketing vem ganhando importância na mesma proporção em que crescem os mercados. A globalização definiu que não existem mais fronteiras e para atuar num mercado global é preciso conheço-lo e compreende-lo minuciosamente e é isto que o GeoMarketing se propõe.

O GeoMarketing tornou-se um aliado de peso aos profissionais de Marketing, trazendo respostas a uma série de duvidas envolvendo Cliente, Produto e Mercado.
Muitas Empresas, como as Centrais Elétricas, TV a cabo, empresas de gestão pública e logística, vêem fazendo uso de informações georeferenciadas (aquelas que são codificadas e aplicadas a um mapa digitalizado) como parte de suas atividades operacionais, até porque dependem de informações cartográficas para cobertura de grandes áreas e muito bem definidas.

A Sears, utiliza dados espaciais para roteirizar 14.000 campos de serviços técnicos nos Estados Unidos. A Federal Express utiliza os dados para otimizar rotas de retiradas e entregas.
Estes são apenas alguns exemplos.

“Pensar Localmente, agir Globalmente”

Esta ferramenta surgiu com o objetivo de compreender melhor a Localização Geográfica, a Cultura e os Costumes de uma comunidade (local), para a partir deste conhecimento direcionar ações da sua base (globais).

Ainda falta cultura nas organizações para coletar e interpretar o maior número possível de informações. Deixamos em muitas oportunidades, de coletar dados. É incalculável o número de vezes em que a empresa mantém contato com os cliente, ou recebem informações do mercado e não fazem absolutamente nada com elas.

Colecionar informações e procurar compreende-las é, hoje em dia, de uma importância enorme. É fundamental no crescimento das empresas.

Uma base de dados trabalhada e enriquecida facilita e direciona, de forma calculada, o desenvolvimento de ações aos clientes, lançamento de campanhas, lançamento de novos produtos, e tudo isto de acordo com a cultura e a localização de cada região.

Não tem muito tempo, acreditava-se que uma base de dados com muitas informações, poderia causar uma morosidade nos processos operacionais. Hoje além do crescimento e do barateamento da capacidade de armazenamento de informações, a necessidade de conhecer e compreender melhor o nosso mercado é imprescindível para a sobrevivência de uma organização.

Retorno sobre Investimento: A resposta do $ucesso

A Globalização provocou uma competitividade nos mercados de um tamanho tal que as empresas foram obrigadas a dar uma importância na mesma proporção na medição dos retornos sobre cada valor ($) investido.

Com isto as áreas que desenvolvem ações para conquista de novos mercados precisam agir de forma profissional. Não há mais espaço para dar “tiros” em todas as direções. É preciso ter um alvo, conheçe-lo e saber que arma e munição será utilizada para atingi-lo.

Esta ferramenta pode ser utilizada por pequenas, médias e grandes empresas. Mesmo num mercado pequeno e conhecido sempre é possível obter mais informações sobre ele e desenvolver novas ações (sugá-lo).

Basta delimitar o espaço (região geográfica) e definir os objetivos, e o restante é feito pelo GeoMarketing (produto, perfil do cliente, etc.). Com as informações obtidas é só desenvolver as ações e colher os frutos.

A figura abaixo ilustra a visão macro do processo.


 
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